quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Intruder 125 - Desempenho


Olá pessoal, voltando ao blog depois de muito tempo parado rsrs, o amigo Marcos me deu uma ideia muito boa que é falar um pouco sobre o desempenho da moto, consumo de combustível, velocidade que ela chega, se ela "sofre" muito nas ruas e estradas.


Por onde começar, consumo de combustível: primeiramente eu sempre coloco gasolina aditivada, seja no BR ou Ipiranga, pelo fato de serem mais conhecidos e também estão no caminho do serviço. A vantagem da aditivada é que seu carburador irá agradecer, quem já abriu um carburador para descarbonizar (um carburador de roçadeira de grama por exemplo) nota uma grande quantidade de sujeira na peça, e com a gasolina aditivada podemos dizer que suja menos, aumentando a vida útil. E cá entre nós, 0,10 centavos a mais por litro não farão muita diferença no seu bolso se encher o tanque da Intruder.

Segue um relatório de consumo (Km/ l) x posto que abasteci, lembrando que o dado é aproximado:

36,25 - Ipiranga
37,73 - Ipiranga
32,99 - Ipiranga
37,05 - Ipiranga
35,53 - Ipiranga
36,63 - BR
34,69 - Ipiranga
35,37 - Ipiranga
36,05 - Ipiranga



Não sei se esta técnica é boa ou não, mas sempre depois que eu abasteço em um posto diferente (as vezes eu revezo entre BR e Ipiranga) e chego na reserva do tanque, eu olho no escapamento se está com muita sujeira (um pó preto) e no BR ficava bastante, já no Ipiranga quase nem fica este pó na saída do escapamento, é ele que suja o carburador. Por isso estou abastecendo mais no Ipiranga atualmente.

Desempenho:



O que falar do motor da Intruder (a minha é a 2012) falam que ficou mais fraco, que a moto chora para chegar aos 90Km/ h, mas a minha não tem este problema,  pode ser pelo fato de eu ter 74Kg (alguns levam garupa na moto ou são maiores que eu rsrs) ou também porque o amaciamento da moto foi feito em altas rotações (fui pra praia com 200Km rodados só rsrs).

As duas vezes que peguei estrada com ela:



Indo para Paranapiacaba a velocidade de cruzeiro foi de 100Km/ h, mas claro para chegar nesta velocidade, é preciso esticar um pouco as marchas para a moto ter embalo e o motor ficar um pouco mais nervoso digamos assim, não adianta ir trocando marcha em 5mil RPM que na 5ª a moto estará a 60Km/ h, claro nas partes de sibida a velocidade caía para 70Km/ h por aí.

Indo para Santos, na descida a moto chegou a 115Km/ h tranquilamente e mantive esta velocidade, já para subir foi difícil, algumas horas eu fiquei na terceira marcha torcendo o cano como dizem, mas se tratando de uma 125cc temos que ser realistas, não é uma Hornet né kkk.

Nas vias urbanas:


Procuro andar com o máximo de cautela nas ruas devido ao trânsito e tudo mais, então no máximo que chego no corredor e quando tem outros atrás pressionando, aí eu estico até 80Km/ h mas raramente. E sempre quando preciso de um pouco mais de torque é só jogar uma marcha para baixo e acelerar que ela responde, é questão de costume para pegar o jeito da moto.

Qualquer dúvida, só perguntar pessoal, vou ver se ainda crio uma postagem com dicas de como comprar uma moto usada, acessórios e tudo mais.

Abraços!