domingo, 31 de março de 2013

Revisão Intruder: Concessionária Suzuki ou Oficina de confiança?!

Olá pessoal, voltando as postagens aqui no Blog, quero dizer que neste mês fiquei em um dilema, levar ou não a moto para revisão na concessionária?! Como já não está mais na garantia de 1 Ano fornecida pelo fabricante, eu teria que pagar a mão de obra, então resolvi cotar o preço na autorizada da Suzuki....eis a surpresa:



Filtro de óleo                       R$ 35,00
850ml de óleo Motul 3000  R$ 35,00
Mão de obra                       R$ 120,00

Resultado R$ 190,00 e me disseram que eu não poderia comprar o óleo a parte porque só trabalham com produtos originais, nunca vi motul 3000 pirata para vender, mas tudo bem, nem dei corda para o assunto.

Eis a dúvida, será que compensaria levar na autorizada e ter todos os carimbos no manual, ou não?! Como eu gosto de cotar, liguei em algumas oficinas de confiança, eis a surpresa:

Filtro de óleo + Oléo motul 3000 + Esticar e lubrificar corrente R$ 31,70

Isso porque eu paguei apenas os 850ml de óleo, já que não comprei um frasco de um litro, porque agora é um tambor que sai uma mangueira que abastece o reservatório de óleo, sim abastece!! Isso porque parece o equipamento que serve para colocar gasolina no tanque, fiquei surpreso, não conhecia essa "tecnologia"...infelizmente não tirei nenhuma foto e também não encontrei na internet, mas se eu achar irei postar para vocês!!

Resumindo, levei em uma oficina de confiança, mas fiquei de olho no mecânico, acompanhei tudo certinho, vi que o trabalho foi bem feito e também pedi algumas dicas, o rapaz foi atencioso e viu que como é minha primeira moto eu queria saber cada detalhe, e me tirou algumas dúvidas...

Mas e o reaperto que falam no manual?!


Irei comprar um kit de chave catraca ou simples de boca mesmo, ambos recomendados por alguns amigos, porém como não tinha o kit em mãos, usei algumas chaves do meu pai que serviram perfeitamente, e alguns parafusos tinham 1/4 de folga, sem fazer muita força, ajustei os mesmos (do motor) e mesmo assim ainda faltaram alguns, já que eu não tinha todas as chaves, a moto está macia como sempre e também não vibra, está no auge rsrs, uma delícia de se pilotar!!

Próxima postagem vou tentar mostrar minha primeira experiência em esticar a corrente, e também tenho que postar sobre os acessórios rsrs....

Espero que tenham gostado, e agradeço a todos que estão comentando minhas postagens, qualquer sugestão de tema, só comentar logo abaixo!!

Abraços!




11 comentários:

  1. Amigo,

    Quando comprei minha Intruder fiquei pensando na mesma coisa, no meu caso era a revisão dos 12000 km, e a moto ainda tinha 3 meses de carantia qndo comprei. Liguei na concesionária para saber o valor da revisão, R$ 250,00, perguntei o que seria feito, eles me disseram que seria trocado óleo e filtro, limpeza, ajuste e lubrificação da corrente e "limpeza da vela".

    Resolvi fazer por conta mesmo, na boa, trocar óleo de uma moto como a intruder é a coisa mais fácil do mundo, você pode fazer em casa mesmo, esticar a corrente também, é muito simples, só a "limpeza" da vela que é bom pedir para um mecânico dar uma olhada, coloco entre aspas porque com 12000 km a vela da moto ainda não está numa situação tão deplorável.

    Gastei R$ 18,00 no litro de óleo Yamalube, só utilizo esse, nunca tive problema, R$ 7,00 no filtro de óleo da Valflex, excelente marca, comprado no motopeças do lado de casa, e R$ 15,00 na graxa branca, que vai dar pra lubrificar a corrente umas 20 vezes no mínimo rsrs, total de R$ 40,00, e pedi pra um mecânico de confiança verificar o estado da vela, ele não me cobrou nada pois a vela estava em estado de nova e ainda me limpou o filtro de ar.
    Conslusão: Só levo a moto em mecânico de confiança, concesionária cobra um absurdo para serviços extremamente simples, só levaria enquanto estivesse na garantia mesmo.
    Minha moto está com 20.000 km e até agora só óleo e filtro e limpeza do filtro de ar. Essa semana que vou trocar o pneu traseiro e a relação pois já está na hora, é uma moto excelente no quesito manutenção.
    Se quiser umas dicas na hora de ajustar a corrente dá uma olhada no meu blog, tem umas dicas lá: motovisão.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Duten, cara, muito boa a sua contribuição aqui com o Blog, acessei o seu também e estou achando super bacana, várias dicas e informações importantes, só não sei como faço para seguir seu blog rsrs, um dia eu aprendo, uma dívida, o cabo da embreagem da sua também fica raspando ali aonde fica marcado o número do chassi, a minha fica e não encontrei uma solução para isso ainda....Abraços!!

      Excluir
  2. Comprei, esse ano, minha primeira moto, (usada-2011-900km rodados). Pelo manual parece que nunca foi revisada.
    Há necessidade de fazer essa primeira revisão na concessionária?
    Pelo fato de ter acabado de comprá-la (ainda está com 1000km) e de talvez necessitar de uma mão de obra mais experiente nessa moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, um conselho, leve a um mecânico de confiança, como a sua já saiu da garantia e pelo tempo que ela tem e pela quilometragem, é bacana trocar o óleo (motul 3000) e o filtro...o que deverá ser feito também (caso necessite) é esticar corrente, dar um aperto geral nos parafusos, nada muito complicado, eu compreendo o medo de levar em uma oficina, mas por experiência própria, vai sem medo de ser feliz! Além do que vão cobrar um valor justo, na oficina sai em torno de 150,00 para mais esta manutenção básica...qualquer dúvida ou sugestão, só postar aqui no blog que terei o maior prazer em ajudá-la!

      Excluir
    2. Desculpe, corrigindo a resposta anterior, na concessonária ficará em mais de 150,00 já na oficina sai por menos de 50,00 o mesmo serviço....eu paguei 32,00 na troca de óleo, filtro e estiquei a corrente.

      Excluir
  3. Na troca de óleo e filtro da intruder 125 e um litro ou um litro e 200ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias, tudo bem? Na minha 125 eu coloco 1litro sempre que troco o óleo e filtro.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo blz, na minha tb coloco um litro e troco o filtro, é que vi em outro blg alguém falando que tem que por 1 litro e 200ml

      Excluir
    3. Que oleo vc coloca meu chapa? Na minha coloco o motul 3000 20w50 api sj, tá blz esse ou tem um melhor? Abraço

      Excluir
    4. Opa, eu coloco o motul 3000 também, mas sempre 1 litro que é o recomendado pelo manual...

      Excluir
    5. Ok obrigado das respostas abraço

      Excluir